Por favor, sinta-se à vontade!
Nada melhor que começar um blog oferecendo um gostoso e saudável cafezinho, não é?
— Obrigado!
— O que, saudável?
Isso mesmo. Pelo menos é o que mostra um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Dakota do Norte, EUA. Nessa pesquisa, coelhos foram submetidos a uma dieta rica em colesterol, sendo divididos em dois grupos: um grupo recebeu também doses regulares de cafeína (equivalente a uma xícara de café diária) e outro nada de cafeína, durante 12 semanas. O grupo cafeinado reforçou a ”barreira sangüínea no cérebro”. Proteção essa que impede, por exemplo, efeitos oriundos de colesterol ruim ou mesmo mal de alzheimer.
Essa barreira funciona como uma espécie de filtro a ataques de agentes químicos presentes na corrente sangüínea no resto do corpo, que quando acontecem resultam em possíveis danos ao sistema nervoso central. O colesterol ruim torna essa barreira mais fraca ou vulnerável a esses ataques, enquanto que a cafeína tende a reforçá-la.
O estudo caminho para comprovação em seres humanos, mas enquanto isso nós no InSinopse podemos nos dar ao luxo de saborear um gostoso café com o sabor do saber. Aceita um?
Bem-vindo ao InSinopse!
Obrigado pela visita e volte sempre!